Metas de aprendizagem

Meta Final 
O aluno descreve elementos do clima que determinam o estado do tempo e interpreta fenómenos atmosféricos e previsões do tempo apresentados em diferentes formas; relaciona a emissão de poluentes atmosféricos com problemas ambientais.

Metas intermédias
  • O aluno interpreta informação meteorológica, recolhida em fontes diversas, sobre o estado do tempo (exemplos: humidade do ar, pressão atmosférica, centro barométrico, massa de ar, superfície frontal e frentes quente, fria e oclusa).
  • O aluno revela pensamento científico (prevendo, planificando, construindo e testando equipamento simples) na construção de uma estação meteorológica.
  • O aluno identifica poluentes atmosféricos, possíveis origens, algumas consequências e formas de os minimizar.
  • O aluno identifica e interpreta situações do quotidiano, nacionais e/ou mundiais, em que a poluição atmosférica pode comprometer a vida na Terra; recorre às TIC e a diferentes fontes de informação para pesquisar, sistematizar e apresentar informação sobre possíveis causas, consequências e medidas de protecção nas situações seleccionadas.